Estas são as 22 tendências que vão marcar o Marketing e a Comunicação em 2022
A Do It On, agência de Relações Públicas e Marketing Digital, lançou um e-book sobre as 22 tendências de Marketing e Comunicação para este ano, entre as quais constam a “Inclusão Social”, a “Transparência nas Palavras e nas Acções” e “O Território enquanto Marca”.
A equipa de consultores da agência avaliou um conjunto de temas que pode vir a ter impacto na forma como as marcas comunicam e elaborou um guia digital que identifica e aborda essas novas tendências.
«Este foi um trabalho de equipa que nos deu muito gozo fazer, pois pudemos investigar, analisar e monitorizar um conjunto de temas, áreas intrinsecamente ligadas ao marketing e comunicação, mas também pudemos perceber tendências de outras áreas e sectores de actividade que terão impacto directo no trabalho das equipas de marketing», refere, em comunicado, Fernando Batista, director executivo da Do It On.
O e-book tem 63 páginas e aborda práticas que vão marcar diversas áreas de actuação. O objectivo é ajudar as empresas a prepararem as suas estratégias para 2022 e a responderem da forma mais assertiva a estes desafios. As 22 tendências enumeradas pela agência são:
- Inclusão social
- Transparência nas palavras e nas acções
- Captar e reter recursos é o novo “El Dorado” das equipas de Marketing e de RH
- Líderes confortáveis em estar desconfortáveis
- Cibersegurança e planos de Comunicação de Gestão de Crise tornam-se obrigatórios
- O isolamento de Marketing vai acabar
- Gastar menos e fazer mais
- Marketing e Comunicação baseado em comportamentos tornar-se-ão de relevância crítica
- Marketing Automation como parte essencial na Comunicação
- O território enquanto Marca
- Scrollytelling
- Adeus, métricas de vaidade. Olá, métricas de performance
- B2B nas redes sociais
- O Twitter e o TikTok serão “as” redes onde estar presente, mas o Facebook não está morto!
- Consumidores, influencers ou uma nova etapa da Economia Criativa?
- Uso e abuso de conteúdos gerados pelos utilizadores
- WhatsApp, o seu ajudante de pesquisa
- Social Commerce
- Meta-imersão na Internet
- No code is the new code
- NFT, a nova arte digital
- Operações virtuais vão impulsionar as colaborações internacionais