Estas peças de roupa são feitas a partir de sementes
Reflectir sobre a moda sustentável é o objectivo do LeiriaShopping ao promover a iniciativa Semente da Moda, através do qual expõe o trabalho da designer Carolina Costa – que ganhou o Prémio Moche na ModaLisboa. Patente até ao próximo dia 17, esta mostra apresenta peças de vestuário criadas a partir de sementes.
Segundo o centro comercial, a jovem designer desenhou, em exclusivo para este projecto, três peças protótipo produzidas a partir de materiais biodegradáveis e sementes. Disponível no piso 0, a colecção é inspirada nos trajes populares da região e todas as peças, depois de usadas, podem ser semeadas.
Através desta abordagem à moda, Carolina Costa propõe peças que fecham o ciclo, uma vez que ganham nova vida ao originarem a matéria-prima com a qual foram criadas. Casaco, vestido e peça para criança são as propostas disponíveis, sendo que foram precisas 2.293 sementes para confeccionar as três.
O LeiriaShopping adianta que a colecção é feita à base de sementes de girassol, abacate e cânhamo, entre outras, embutidas na trama e na produção do próprio tecido. Também é usado algodão orgânico e tintas de origem natural, como a curcuma.
«Hoje em dia, a questão da sustentabilidade é uma prioridade, mas temos de arranjar formas criativas e apelativas para que seja efectivamente uma realidade nas ruas. Este tema tem de passar a ser um acto inacto e não apenas um acto esporádico», afirma Carolina Costa.
Já Mário Madeira, director do LeiriaShopping, conta como é um orgulho para o centro comercial levar um tema tão importante até à comunidade: «A sustentabilidade é um imperativo nos dias de hoje e algumas das nossas marcas têm feito um trabalho muito significativo nesta área, apresentando soluções cada vez conscientes. Esta é também uma forma de agregar e destacar estas boas práticas.»