
De bestas a bestiais: 30 marcas pouco ‘cool’ que, de repente, se tornaram moda
Os ventos da moda podem mudar de direção a qualquer momento, levando as marcas das profundezas da idiotice às alturas do cool. Quer tenham sido sempre consideradas “nada cool” ou tenham deixado de ser consideradas modernas apenas para perderem o seu estatuto de estilosas, todas as marcas desta lista conseguiram mudar a opinião dos consumidores.
Algumas conseguiram-no mudando deliberadamente de rumo, enquanto outras beneficiaram da mudança de preferências, mas todas estão unidas pelo facto de terem cruzado o limiar do aborrecido para o nervoso.
New Balance
A New Balance começou a fabricar ténis de corrida na década de 70 e, desde então, é conhecida como a marca preferida de “ténis para o pai”.
No entanto, há alguns anos, a New Balance reformulou a sua equipa criativa e começou a produzir alguns designs genuinamente inovadores. Agora é sem dúvida a marca de ténis mais cool da América.
Champion
Muitos millennials mais velhos têm memórias dolorosas de sofrerem bullying na escola porque os seus pais só podiam comprar roupa da Champion.
Agora, a Champion deixou de ser um produto básico da K-Mart para se tornar uma das marcas de streetwear mais ousadas do mercado e colaborou com designers como a Supreme.
Von Dutch
Os bonés da Von Dutch eram acessórios obrigatórios no final dos anos 90, mas a popularidade da marca diminuiu à medida que os chapéus de camionista saíram de moda.
Embora os chapéus de camionista ainda não tenham regressado, a Von Dutch está agora a produzir uma gama mais ampla de vestuário e a atrair uma nova geração de consumidores.
Fila
Tal como outras marcas de vestuário desportivo, a Fila fez recentemente incursões no panorama do streetwear. Esta estratégia está a revelar-se extremamente bem-sucedida.
O icónico logótipo da Fila foi visto recentemente a adornar uma série de celebridades da moda e é agora frequentemente vendido em lojas mais ousadas.
Dr. Martens
Inventado por um médico alemão logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Dr. Martens foi sempre popular entre certas subculturas marginais.
No entanto, ao longo da última década, os Dr. Martens foram totalmente adotados por quase todos, um processo que começou quando a moda hipster se tornou popular.
Kappa
Conhecida pelos seus agasalhos brilhantes, a Kappa foi considerada durante muito tempo uma marca económica que não usaria fora do ginásio.
Recentemente, a Kappa tem sido considerada tão cool como marcas como a Nike e a Adidas, e os artigos vintage de roupa Kappa podem valer muito dinheiro.
Stüssy
Após um breve período de popularidade em meados dos anos 90, Stüssy saiu do radar. Agora está de volta à moda.
Isto deve-se em grande parte ao ressurgimento da cultura skater, que mais uma vez se encontrou na vanguarda da moda.
Crocs
Os Crocs nunca foram feitos para serem cool. Foram feitos para serem sapatos confortáveis e convenientes para serem usados em casa ou durante a jardinagem.
Tudo isto começou a mudar quando as pessoas começaram “ironicamente” a usar os seus Crocs em público. Hoje, os Crocs são genuinamente simpáticos e fizeram recentemente uma parceria com a Balenciaga.
Carhartt
Durante a maior parte dos seus 135 anos de história, a Carharrt fabricou vestuário de trabalho durável para trabalhadores manuais e operários fabris.
Tudo isto começou a mudar no final dos anos 90, quando a Carhartt lançou o seu ramo de streetwear WIP. Hoje, a Carhartt é uma das marcas mais ousadas do mundo.
Hollister
Fundada em 2000, a Hollister tentou diferenciar-se de outras marcas de roupa de rua recorrendo fortemente à cultura do surf. Funcionou, mas Hollister nunca atingiu o auge da calma.
Tudo mudou nos últimos anos, embora – ao contrário de muitas marcas nesta lista – a Hollister nunca tenha realmente adotado um novo estilo.
Birkenstocks
Até há muito pouco tempo, as Birkenstock eram usadas quase exclusivamente por pais aborrecidos e velhos hippies. Agora, foram adotados de forma improvável pelos consumidores mais jovens, ajudados pela sua aparição no blockbuster Barbie de 2023.
Ainda mais chocante é o facto de as Birkenstock serem agora geralmente usadas com meias (suspiro!), um erro de moda anteriormente impensável.
Kangol
Embora Samuel L. Jackson demonstre sempre afinidade com os chapéus Kangol, o público em geral demorou muito mais tempo a adotá-los.
Dada a frequência com que os chapéus Kangol podem agora ser vistos nas redes sociais, é seguro dizer que a marca se tornou verdadeiramente na moda.
The North Face
Fundada em 1966 pelos entusiastas de atividades ao ar livre Douglas e Susie Tompkins, a The North Face tornou-se rapidamente uma marca líder para caminhantes e montanhistas.
Embora a The North Face ainda atenda este tipo de consumidores, agora também plantou a sua bandeira no panorama do streetwear.
Dickies
Tal como a Carhartt, a Dickies foi fundada como fabricante de vestuário de trabalho e foi assim que se manteve durante a maior parte da sua história.
O ponto de viragem surgiu quando os skaters começaram a usar calças de trabalho Dickies pela sua durabilidade, o que fez com que a marca fosse adotada por fashionistas ousadas.
Guess
Guess já foi um produto básico em centros comerciais e podia ser frequentemente encontrado ao lado de empresas como a H&M e a GAP. Hoje em dia, a Guess fechou a maior parte das suas lojas físicas e reorientou a sua estratégia na moda
A Guess já foi um produto básico em centros comerciais e podia ser frequentemente encontrada ao lado de empresas como a H&M e a GAP.
Hoje em dia, a Guess fechou a maior parte das suas lojas físicas e reorientou a sua estratégia em vestuário e acessórios de moda. Revelou-se uma fórmula vencedora.
Hanes
Fundada em 1900 por John Wesley Hanes, a Hanes foi durante muito tempo considerada uma das melhores marcas de produtos básicos e simples.
Depois, em 2021, a Hanes chocou o mundo da moda ao colaborar com a Supreme, conquistando instantaneamente o interesse de consumidores nervosos.
UGG
Inspirada nas tradicionais botas de pele de carneiro usadas pelos australianos há centenas de anos, a UGG foi fundada por Brian Smith em 1978. Nas décadas seguintes, as botas UGG foram basicamente vistas como chinelos glamorosos, mas recentemente tornaram-se genuinamente na moda, chegando mesmo a aparecer na passadeira vermelha.
Umbro
Fundada em 1924 como fabricante de equipamento desportivo, a Umbro começou a vender vestuário no final dos anos 80.
Embora historicamente tenha sido vista como uma marca económica – e, portanto, o epítome do nada cool – a Umbro redirecionou recentemente os seus esforços para quebrar o panorama do streetwear.
Burberry
Outrora considerado o auge da moda de luxo inglesa, os icónicos designs tartan da Burberry foram adotados pela chamada cultura “chav” do início dos anos 2000.
Como resultado, as ações da Burberry caíram a pique, literal e metaforicamente. No entanto, nos últimos anos, a Burberry recuperou o seu estatuto de um dos principais designers do mundo.
Abercrombie & Fitch
Embora já tenha sido uma das marcas adolescentes mais populares, as políticas deliberadamente exclusivas da Abercrombie & Fitch transformaram-na num dos retalhistas de vestuário mais odiados da América.
Embora esta bagagem tenha prejudicado os seus resultados financeiros durante vários anos, a Abercrombie & Fitch tornou-se recentemente extremamente popular entre os compradores da Geração Z.
JNCO
Na década de 90, a JNCO aproveitou a onda dos jeans largos para se tornar numa das marcas mais modernas da América. Quando os skinny jeans substituíram as calças largas, no entanto, a JNCO perdeu a frescura.
Agora que os jeans mais largos estão a voltar à moda, uma nova geração de consumidores descobriu os produtos da JNCO.
Stanley
Embora a Stanley não seja tecnicamente uma marca de roupa, as suas chávenas tornaram-se acessórios de moda genuínos. Este copo Stanley em aço inoxidável, por exemplo, está atualmente listado na StockX por 67 dólares.
Ninguém parece saber ao certo porque é que as chávenas de Stanley ficaram frias de repente, mas a empresa está a rir-se até ao banco.
Ellesse
Marca italiana de artigos desportivos fundada no final dos anos 50, a Ellesse nunca conseguiu tornar-se tão cool como outras marcas desportivas.
A partir do final da década de 2010, porém, a Ellesse começou a ser abraçada pela cena streetwear europeia, e a marca é agora amplamente vista como moda.
Gola
Os ténis da marca Gola já foram vistos como Adidas Gazelles para pessoas que não podiam pagar o negócio real.
Nos últimos anos, Gola conseguiu abandonar esta imagem e os ténis da marca tornaram-se moda por direito próprio.
Puma
Uma celebridade favorita durante os anos da moda Y2K, a Puma não conseguiu manter a sua posição como uma das marcas de ténis mais cool do mundo.
Há sinais de que a Puma está a voltar ao topo, com os ténis da marca a aparecerem mais uma vez em eventos de passadeira vermelha.
GAP
Há alguns anos, a administração da GAP reconheceu publicamente que a marca precisava de ajustar o rumo se quisesse manter-se relevante.
A marca fez então uma parceria com Kanye West – que já tinha conquistado o mundo da moda com a sua marca Yeezy – embora não seja totalmente claro o quanto esta parceria ajudou a GAP.
FOG
Essentials Os consumidores jovens e preocupados com a moda optam cada vez mais por estilos simples, rejeitando os looks mais ousados preferidos pelos compradores da geração Millennial.
Isto resultou na ascensão inesperada da FOG Essentials, que era anteriormente considerada um retalhista fiável – mas pouco inspirador – de produtos básicos.
Skechers
Os Skecher têm sido historicamente comercializados pelos seus benefícios ortopédicos, uma estratégia que gerou enormes vendas, mas que custou a frescura.
Claramente ansiosa por apelar para alargar o seu apelo, a Skechers fez recentemente uma parceria com uma série de ícones de celebridades, incluindo Kim Kardashian.
Zara
Nas primeiras décadas após a fundação da Zara, a marca era vista apenas como mais um retalhista de roupa de rua.
Recentemente, a Zara conseguiu distinguir-se dos seus principais concorrentes, recorrendo ao mundo da alta moda e cortejando compradores mais exigentes.
Reebok
Mais um fabricante de ténis que já foi considerado uma alternativa económica às marcas mais modernas, a Reebok transformou a sua imagem no espaço de poucos anos.
Em vez de fazer mudanças drásticas, a marca inspirou-se na sua herança, com a sua gama Reebok Classics a revelar-se imensamente popular.