Estarão os consumidores ligados emocionalmente às marcas? A resposta é “mais ou menos”

“Estaremos ligados emocionalmente às marcas que nos rodeiam?” é a pergunta que o relatório “emotional.i”, realizado pela Escolha do Consumidor, procura responder. Através de questionários feitos a quase quatro mil pessoas (3778) entre Setembro e Dezembro de 2021, a empresa conclui que a resposta é “mais ou menos”.

O modelo de avaliação criado pela empresa, o emotional.i, identifica o nível de intimidade emocional do consumidor com determinada marca através de oito dimensões de sentimentos: amor, confiança, energia, atenção, experiência, reconhecimento, lealdade e laços comportamentais.

As notas obtidas classificam as emoções dos consumidores em cinco grupos diferentes, avaliados de 0 a 10: Desprezo (0 a 2), Desilusão (2 a 4), Apatia (4 a 6), Admiração (6 a 8) e Paixão (8 a 10). Das mais de 590 marcas avaliadas, a média do emocional.i das diferentes categorias propostas pelo estudo é de 6,1, o que significa que a maioria dos consumidores nutre Admiração pelas insígnias e não Paixão.

As categorias que mais agradam os consumidores, dentro da “Admiração”, são, de forma decrescente: Rádio & TV, Produtos Alimentares, Babies & Kids, Bebidas Quentes e Frias, Para a casa ou escritório, Saúde, Beleza & Bem Estar, Auto, Electrónica e Electrodomésticos. Já as que causam mais “Apatia” são, de forma crescente: Hipers, Supers & Lojas de Proximidade, Viagens & Lazer, Serviços Imobiliários, Banca & Seguros, Serviços e Sports.

Os resultados demonstram ainda que a marca que mais impacta os consumidores é a Delta Cafés, com uma média de 8,1, sendo a única que desperta “Paixão”. Outras marcas com uma excelente relação emocional, apesar de se classificarem na categoria de “Admiração”, são a RFM, Rádio Comercial, Origens Bio, Gut Bio, Oral B, Tetley, Gato Preto e Lidl (todas com uma média de 7,5).

Os consumidores mais jovens são mais ligados a marcas nas categorias Rádio & TV, com destaque para as marcas RFM, Rádio Comercial e SIC, com médias superiores a 8 (“Paixão”), e Produtos Alimentares e Produtos para o Lar, com as marcas Aldi, Gato Preto e Worten em destaque. Contrariamente, as categorias que têm menos ligação e, por isso, se encontram em na “Apatia” e “Desilusão”, são os Serviços Imobiliários, Serviços Financeiros e Seguros.

Já os mais velhos encontram-se igualmente ligados a nível emocional a marcas nas categorias Rádio & TV, com destaque para a M80, com média de 8,1 (“Paixão”), e Babies & Kids, onde a Halibut tem uma média de 9,2 (“Paixão”). A relação emocional mais apática estabelece-se com marcas das categorias Sports e nos Serviços em geral.

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