«Estamos vivos!»
Ricardo Florêncio
Director Editorial Marketeer
Editorial publicado na edição de Abril de 2014 da revista Marketeer
O mês de Maio vai ser marcante para Portugal, e para nós, portugueses. De um modo ou de outro, assinalará a saída do programa de ajustamento, o famoso “Memorando”. À data, ainda não há decisão final sobre o modo como vai ser a saída. Mas seja através de um programa cautelar, uma saída livre, ou outra qualquer que se venha a desenhar, o facto é que se vai iniciar um novo ciclo em Portugal.
Contudo, e na verdade, esse ciclo já começou. Já se vive um ar diferente em Portugal. As pessoas, as empresas, os gestores, os empresários, estão com um discurso totalmente diferente daquele com que nos fomos deparando desde 2012. Há perspectivas de futuro. Fala-se de futuro. Durante algum tempo, o futuro era amanhã, e o mês seguinte era algo tão longe… Hoje estamos muito diferentes.
E é tanto assim, que as empresas lançam novos projectos, novas iniciativas, voltam a investir, e as suas acções promocionais e publicitárias mudaram de tom e de cor. Hoje existe um conjunto de acções e campanhas no ar, muito interessantes. Objectivas, claras, muito bem delineadas e produzidas, e com um tom apelativo. E estas acções provêm de diferentes áreas de actuação, desde a banca, à distribuição, passando pelo grande consumo, energia, automóvel, telecomunicações, etc. Não vou referenciar nenhuma em particular, para não melindrar os demais, mas há algumas campanhas que, claramente, lhes reservo um muito merecido destaque. Os meus parabéns!