Estação de TV utiliza geolocalização para envolver espectadores
Como é possível manter os espectadores informados sobre os programas de um canal depois de desligar a TV ou o computador? A Bravo, um canal pago nos EUA, associou-se à Foursquare, uma rede social ligada à geolocalização que lhe permite entrar em contacto com os seus espectadores via telemóvel.
Como funciona
A Bravo tem mais de 500 locais identificados e preparados para a transmissão de alguns dos seus programas, como o, “The Real Housewives”, “Top Chef” ou “Kell on Earth”, entre outros.
Ao chegar a um desses locais, o utilizador (que previamente fez o download do aplicativo para o seu telemóvel) deve activar o serviço. Aí a Foursquare detecta a sua localização através do GPS e oferece a respectiva transmissão.
«Vimos que o fenómeno estava a despontar e decidimos juntarmo-nos à Foursquare. O nosso público está sempre à procura de novas acções e de desafios originais e este foi perfeito», disse Ellen Stone, responsável de marketing da Bravo TV ao The New York Times.
Para os responsáveis da Bravo, este é mais um passo na relação da televisão com os novos media. Até agora, a internet tem capitalizado todas as acções e esta iniciativa pretende transformar o telemóvel num instrumento para envolver os seus espectadores, proporcionando experiências inovadoras e que pudera também ser utilizado pelas marcas para comunicar com os seus públicos.