![](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/01/smartphone-telemovel.jpg)
Está na hora de mudar de telemóvel? Sete sinais que o ajudam a perceber se o seu aparelho precisa de “reforma”
Os telemóveis tornaram-se uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia. Neles acabamos por ter muito mais do que apenas um aparelho para fazer chamadas. É lá que, muitas vezes, temos a nossa agenda, os nossos álbuns de fotos, as nossas mensagens, e-mail, calculadora ou até cartões bancários para fazer pagamentos.
Mas, como qualquer dispositivo eletrónico, têm uma vida útil limitada. Como saber se chegou o momento de trocar de telemóvel? Estes sete sinais podem dar-lhe a resposta:
1. A bateria já não dura até ao fim do dia
O calcanhar de Aquiles dos dispositivos eletrónicos é a sua bateria, e, normalmente, é o primeiro indício de que o telemóvel está prestes a deixar de funcionar corretamente. Se o dispositivo já não aguenta até ao final do dia, é um claro sinal de que precisa de ser substituído ou que a sua bateria deve ser substituída (caso compense).
2. Já não recebe atualizações
Se o seu telemóvel deixou de receber atualizações, é altura de trocá-lo. As atualizações reforçam a segurança do dispositivo, protegendo-o contra vírus e hackers, além de melhorar o seu desempenho ao otimizar o sistema e corrigir erros. Além disso, permitem-lhe aceder a novas funcionalidades e garantir a compatibilidade com as aplicações mais recentes.
3. O armazenamento está cheio
Os nossos telemóveis armazenam uma grande quantidade de informação pessoal e bancária, o que os torna alvos para cibercriminosos. Se chega um momento em que já não consegue guardar ou descarregar nada por falta de espaço, está na hora de trocar de dispositivo.
4. A câmara está ultrapassada
Atualmente, a fotografia é um aspeto fundamental nos smartphones. Se todas as suas fotos ficam desfocadas, com má qualidade e não correspondem às suas expectativas, talvez seja o momento de considerar um novo telemóvel com uma melhor câmara.
5. Falta de potência
Os telemóveis são concebidos para realizar múltiplas tarefas, mas com o tempo perdem eficiência. Se nota que o seu dispositivo está lento, não responde como antes e as aplicações demoram demasiado a abrir, é altura de o atualizar.
6. O ecrã já parece pequeno
O tamanho dos ecrãs dos smartphones tem vindo a crescer devido ao aumento do consumo de conteúdos audiovisuais. Se sente que o seu ecrã já não é suficiente para ver filmes, vídeos ou jogares com conforto, pode ser altura de trocar de dispositivo.
7. Problemas, reinícios e falhas recorrentes
Se o seu telemóvel sofre reinícios constantes, falhas inesperadas ou tem dificuldades em ligar-se, é um claro aviso de que está a chegar ao fim da sua vida útil. Estes problemas podem tornar-se cada vez mais frequentes e afetar a tua experiência de utilização.
Se identifica várias destas situações, é provável que tenha chegado o momento de se despedir do seu telemóvel e dar as boas-vindas a um novo dispositivo que melhor se adapta às suas necessidades.