Está (mesmo) preparado para uma entrevista de emprego remota?

Na era da Covid-19, as entrevistas de emprego por videochamada tornaram-se comuns, mas muitos candidatos ainda não parecem estar devidamente preparados para a situação. A boa notícia é que embora seja um método diferente, as perguntas são idênticas às de uma entrevista presencial.

A Adecco Portugal reuniu cinco perguntas habituais para ajudar os candidatos a prepararem-se para este momento, já que é um desafio adicional mostrar competências pessoais em ambiente remoto.

  1. Perguntas quebra-gelo

Espere receber uma ou duas perguntas quebra-gelo. São perguntas introdutórias que permitem à empresa saber mais sobre si e ver se é o candidato ideal.

  • Fale-nos sobre si
  • O que o levou a candidatar-se a esta oferta?

Use esta oportunidade para falar a sobre a sua função actual e dar uma ideia de quem é fora do contexto de trabalho. Destaque os highlights do seu percurso profissional e explique o que faz de si o candidato ideal.

  1. Perguntas sobre a sua personalidade

Os recrutadores querem ver a sua personalidade para saberem se está alinhada com os valores da empresa.

  • Prefere trabalhar sozinho ou em equipa?
  • O que o apaixona?
  • O que gosta de fazer nos tempos livres?

Deixe a sua personalidade brilhar e seja você mesmo. Não há problema em ser diferente. Os candidatos que derem respostas autênticas irão destacar-se dos restantes. Aproveite para falar nos seus hobbies e como eles contribuem para o seu enriquecimento como pessoa.

  1. Perguntas motivacionais

Cada candidato tem motivações únicas. Alguns são motivados por dinheiro, oportunidades e outros, simplesmente, precisam de uma mudança de contexto profissional.

  • Quais são os seus objectivos profissionais para os próximos cinco anos?
  • Como é que este trabalho se encaixa no seu plano de carreira?

Seja honesto. Certifique-se de fazer a ligação entre a oferta a que se está a candidatar e o enquadramento no seu plano de carreira.

  1. Perguntas sobre as suas competências

Espere que lhe façam perguntas sobre as suas competências e experiência. Muitas vezes, será sob a forma de uma questão de estilo comportamental. Vão querer que lhes fale de uma situação em que aplicou as suas capacidades.

  • Fale de um período em que superou um grande desafio.
  • Dê um exemplo de argumentos que usou para que os seus colegas concordassem em implementar a sua ideia.

Acção – Competências necessárias – Aplicação: é neste trinómio que reside o sucesso da resposta a uma questão sobre as suas competências, tornando-a credível e sustentada.

  1. A questão inesperada

Alguns entrevistadores gostam de fazer perguntas fora do comum para ver como age perante o inesperado.

  • Se pudesse ter apenas um superpoder, qual seria e porquê?
  • Qual foi o último livro que leu?

Não há problema se for apanhado desprevenido. Dê a si próprio um segundo para organizar os seus pensamentos. Dê uma resposta honesta e explique a sua lógica sem se preocupar demasiado. Às vezes, nem sempre o conteúdo da resposta é que está a ser avaliado, mas a sua reacção e postura.

Ler Mais



loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.