Esta marca é portuguesa e faz calções de praia a partir de plástico
The Salty Circle. Este é um dos nomes a apontar por quem procura alternativas mais amigas do ambiente quando o assunto são calções de praia para homem. Trata-se de uma nova marca portuguesa que aposta em plástico recuperado do oceano como principal ingrediente para as suas peças.
«Como amantes do oceano, começamos por contribuir em limpezas de praias e zonas costeiras. Foi assim que ficámos perplexos com a situação actual e começámos a questionar como podíamos criar produtos de qualidade a partir do lixo marinho», explicam Marta e Agustín Maccarini, fundadores da marca.
Todos os anos, mais de 14 milhões de toneladas de plástico chegam ao mar, pelo que matéria-prima não faltará para este projecto que transforma lixo marinho em calções de banho.
Os calções Atlântico são a primeira criação da marca e prometem um design elegante e clássico, estando disponível em cinco cores lisas: golden hour yellow, sky blue, jungle green, forest green e deep blue. Os calções são feitos com o tecido Seaqual e cada par contém, aproximadamente, 200 gramas de plástico marinho – algo como sete garrafas de plástico.
Todos os calções são feitos à mão, em Portugal, e estão disponíveis online. Segundo Marta e Agustín Maccarini, o objectivo da The Salty Circle é criar um impacto positivo para o Planeta mas também para as pessoas que nele habitam: «Isto significa que procuramos materiais reciclados e sustentáveis com alta qualidade, trabalhamos com fabricantes locais com condições de trabalho seguras e justas, utilizamos métodos de confecção tradicionais e limitamos a produção para evitar desperdício.»