Esta estrutura de madeira limpa o ar de Lisboa
Desde o ano passado que os veículos de entrega e as lojas pickup da DPD em Lisboa estão equipadas com sensores que medem em tempo real a qualidade do ar, mas a empresa quer ir mais longe. Além de monitorizar, a DPD quer limpar o ar da capital portuguesa.
A solução chega sob a forma de City Trees, estruturas de madeira equipadas com diferentes tipos de musgo que limpam o ar e produzem oxigénio para até sete mil pessoas por hora. Além disso, a tecnologia IoT integrada fornece informação exaustiva sobre o estado do equipamento, bem como dados sobre o ambiente em redor. Os resultados podem ser consultados no site da DPD, estando disponíveis para qualquer pessoa.
«Pretendemos auxiliar uma das zonas com maior circulação da cidade de Lisboa, a zona junto à Avenida da Ribeira das Naus, a melhorar a qualidade do ar. Assim, temos muito gosto em oferecer à cidade de Lisboa dois equipamentos totalmente inovadores, as City Trees», adianta Olivier Establet, presidente da DPD Portugal.
Miguel Gaspar, vereador da Câmara de Lisboa, considera que se trata de uma iniciativa útil para a cidade, sendo mesmo um projecto decisivo na medida em que permite obter dados adicionais e identificar áreas verdes e pontos críticos: «Graças à nossa bem-sucedida colaboração com o DPDgroup, podemos melhorar a qualidade do ar na cidade e, assim, ter um impacto positivo na saúde dos nossos cidadãos», comenta o responsável em comunicado.