Esta especiaria pode ajudar a aumentar a criatividade. Conhece o “efeito canela”?
Pode um aroma despertar os sentidos e aumentar a criatividade? Um estudo publicado na revista científica PLOS One sugere que sim. De acordo com a Inc., que dá conta da investigação, verificou-se um pico de criatividade junto de pessoas que tinham acabado de cheirar canela.
O teste foi feito com recurso a dois grupos de pessoas, um deles a quem foi pedido para cheirar um frasco com canela e outro a quem foi mencionado apenas que o frasco tinha uma substância que potenciava a criatividade. Depois, ambos os grupos tinham de completar um conjunto de tarefas. O resultado? O segundo grupo (placebo) mostrou-se mais criativo do que o primeiro (de controlo).
Ou seja, o que a investigação demonstra não é que a canela pode, de facto, ajudar à criatividade, mas, sim, que a convicção de que a canela aumenta a criatividade dá origem a ideias e soluções mais originais, flexíveis e incomuns. Tudo porque as pessoas a quem foi dito que estavam a cheirar uma substância especial tinham uma expectativa mais elevada. Quem achava que estava só a cheirar canela não contava com um efeito impulsionador.
Segundo o estudo, estamos perante o “efeito canela”, mas, atenção, este não é exclusivo da criatividade. Também pode ocorrer, por exemplo, na primeira vez em que duas pessoas se conhecem: pessoas que esperam ser aceites são entendidas como mais fáceis de gostar.