Este escape room é só para médicos

Duas startups portuguesas juntaram-se para criar um jogo que acaba por ser também uma formação para médicos sob a forma de escape room. O Hospital Getway – Clinical Escape Game tem como ponto de partida a rotina de um profissional de saúde em contexto hospitalar e desafia os participantes a concretizarem todas as tarefas que seriam necessárias na presença de um doente real.

Podem participar até cinco pessoas em cada sessão, cuja duração é de 45 minutos. Os médicos terão de garantir os melhores cuidados clínicos ao mesmo tempo que enfrentam imprevistos no ficticio “Hospital da Penha”.

O software desenvolvido permite aos médicos que participam no jogo aceder ao historial clínico do paciente, pedir exames, analisar resultados e prescrever fármacos, entre outros. No fim, apenas as decisões mais correctas, com base nos dados médicos mais actuais, permitirão escapar a tempo.

Criado pela UpHill e pela Nobox, este escape game pode ser instalado em eventos, congressos ou organizações de saúde. Segundo os responsáveis, é adaptável a diferentes necessidades de aprendizagem.

«A UpHill nasceu para desenvolver software que facilita a aquisição de conhecimentos e competências pelos profissionais de saúde. Aquilo que ambicionamos é trazer a actualização científica de forma rápida, intuitiva e simplificada para os hospitais», explica Eduardo Freire Rodrigues. Segundo o CEO da UpHill, juntaram-se à Nobox para «desenvolver um novo conceito de treino médico que, de uma forma lúdica, contribui para promover o trabalho em equipa, mas também as competências clínicas dos participantes».

Diogo Silva, co-fundador da Nobox, especializada em experiências formativas imersivas, acrescenta que «tal como no dia-a-dia, além do conhecimento clínico será essencial uma grande dose de comunicação, trabalho de equipa e confiança entre os participantes para conseguirem garantir cuidados de excelência e sair a tempo deste “hospital”».

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...