Está entre os 43% de portugueses com seguro multirriscos habitação?
3 milhões e 926 mil. É este o número de portugueses que possuem ou beneficiam de seguro Multirriscos Habitação, um dos dois seguros obrigatórios para quem recorre ao crédito à habitação.
Os dados, referentes a 2023, são do estudo Basef Seguros da Marktest que quantifica em 43,6% aqueles que têm um seguro deste tipo subscrito no universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos.
Este valor subiu face ao registado no ano anterior (42,4%), quando se havia observado um pequeno decréscimo relativamente a 2021 (43,7%), e é o segundo mais elevado dos últimos cinco anos.
A posse deste seguro tem algumas variações em função das idades dos residentes em Portugal, com taxas de penetração bastante abaixo da média junto dos indivíduos mais jovens, sendo as mais elevadas encontradas junto dos indivíduos que têm entre 45 e 64 anos.
Segundo o estudo Basef Seguros da Marktest, também ao nível da classe social se registam diferenças significativas, com as classes alta e média alta com valores de 61,3% e as classes média baixa e baixa a ficarem-se pelos 35,2%.