Está entre os 4 milhões de portugueses com seguro de saúde?

O seguro de saúde é um benefício cada vez mais valorizado, sendo um factor chave na retenção e atração de talento para as empresas em Portugal. A oferta de um seguro de saúde é um benefício transversal a todos os sectores e a sua inclusão no pacote de ofertas aos colaboradores aumentou. Os dados foram revelados na 3ª edição do “Barómetro Seguro de Vida e de Saúde” da empresa de consultoria, corretagem e soluções WTW.

Segundo esta empresa, em 2024, 84% das empresas em Portugal de diferentes sectores, que participaram no estudo “Práticas no Desenho de Benefícios 2024”, oferecem um seguro de saúde como um benefício aos seus colaboradores.

No entanto, a inflação médica, que em Portugal rondará os 10% em 2024, os custos associados aos avanços tecnológicos e o aumento da frequência de utilização de serviços em hospitais privados, estão a levar as seguradoras a planear a mudança do rumo dos seguros de saúde em Portugal como forma de potenciar a sua sustentabilidade. Segundo a WTW estas mudanças passam pelo redesenho dos planos disponibilizados, pelo investimento na prevenção e no bem-estar e pela aposta na telemedicina e na saúde digital.

Aliás, cuidar da saúde sem sair de casa é, cada vez mais, a escolha preferencial dos portugueses. Se em 2020 houve 93 mil teleconsultas, em 2023 os números mais do que duplicaram face a essa data, passando para as 197 mil teleconsultas.

De acordo com este estudo, o número de pessoas seguras em Portugal tem aumentado consideravelmente desde 2019, existindo, actualmente, já mais de quatro milhões de cidadãos portugueses com seguro de saúde.

Artigos relacionados