Esta é a garrafa de whisky mais leve do mundo. Sabe quanto pesa?

Johnnie Walker levantou um copo – surpreendentemente leve – com o que acredita ser a garrafa de vidro de whisky mais leve do mundo. A Johnnie Walker Blue Label Ultra, como foi apelidada, fez a sua estreia no London Design Festival, com apenas 180 gramas sem a rolha.

Este suporte de 70cl é o resultado de cinco anos de investigação e desenvolvimento, envolvendo a colaboração com fabricantes de vidro externos para repensar todo o processo de fabrico de garrafas.

Isto significou ter de abandonar a icónica forma quadrada do Johnnie Walker, e a equipa teve de optar por uma forma de lágrima que ainda alude à silhueta característica da marca.

O novo design colocou desafios que apanharam a equipa desprevenida, com cada garrafa a necessitar de ser soprada à mão e com a necessidade de construir uma gaiola de protecção personalizada para a base redonda, para que as garrafas permanecessem intactas durante o enchimento, a produção e o transporte.

A garrafa mais leve faz parte do plano de sustentabilidade mais alargado da empresa-mãe Diageo, Spirit of Progress, para reduzir as emissões de carbono através da redução da quantidade de vidro utilizada nas suas embalagens.

Jeremy Lindley, director global de design da Diageo, explica que a empresa se inspirou na forma como outros sectores de luxo, como os óculos e o ciclismo de alto desempenho, estão a avançar para a “leveza” e pensou se “as bebidas espirituosas de luxo poderiam seguir o exemplo”.

Dentro deste recipiente está uma mistura personalizada de uísques, especialmente criada pela Master Blender da Johnnie Walker, Dra. Emma Walker. A mistura inclui whiskies de destilarias de renome como Oban, Brora e Royal Lochnagar, com contribuições raras de destilarias “fantasma” – aquelas que foram encerradas. As notas de prova incluem frutos vermelhos frescos, baunilha doce, especiarias da madeira, toffee e um toque de fumo quente.

Uma vez que o método de fabrico destas garrafas não é actualmente escalável, serão produzidas apenas 888, com um pequeno lote a chegar a mercados globais seleccionados em 2025 por cerca de 1200 euros cada.

Artigos relacionados