Está disposto a pagar mais por refrigerantes mais pequenos?

As gigantes do mundo dos refrigerantes parecem ter encontrado uma forma de combater a queda das vendas. Marcas como Coca-Cola e Pepsi começaram a vender latas mais pequenas dos seus produtos, mas os preços não acompanham a redução do tamanho. Nas prateleiras portuguesas já é possível encontrar latas de 15cl de Coca-Cola, por exemplo.

Tendo em atenção os dados dos Estados Unidos da América disponibilizados pela Nielsen, e citados pelo The Wall Street Journal, as vendas de refrigerantes, em 2015, caíram apenas em termos de volume, registando, a nível monetário, o melhor desempenho desde 2012. A explicação está na forma como as empresas passaram a tratar os seus produtos, encarando-os como algo especial, diz o mesmo jornal.

Nesse sentido, «as mães querem mimar os seus filhos, mas não querem que eles tomem demasiado», como explicou Sandy Douglas, presidente da Coca-Cola para a América do Norte, numa conferência em Novembro. O resultado são latas mais pequenas, mas com preços mais elevados.

A ideia é que os consumidores estão dispostos a pagar mais por um refrigerante mais pequeno, mais não seja por não quererem comprometer a sua saúde com quantidades exageradas deste tipo de bebidas.

Artigos relacionados