Está com falhas de serviços da Vodafone? Operadora foi alvo de ciberataque

Se teve problemas com os seus serviços de telecomunicações nas últimas horas e é cliente da Vodafone, saiba que não está sozinho. Os serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital têm estado com perturbações.

A Vodafone Portugal informou, em comunicado, que “foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de Fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso”.  A operadora garante que assim que foi detectado o primeiro sinal de um problema na rede, “agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços”.

Pouco antes da 8h00 desta terça-feira a empresa conseguira já recuperar os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis na rede 3G em quase todo o País. No entanto, lamentava no mesmo comunicado que em virtude da “dimensão e gravidade do acto criminoso” a que foi sujeita, fosse agora necessário, para todos os demais serviços “um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação” que envolve “múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos”. Uma recuperação que a operadora refere que acontecerá progressivamente ao longo do dia de hoje.

A Vodafone Portugal informa ainda não ter, a esta data, quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos.

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