Esta cerveja artesanal é feita de lúpulo português
Os 10 anos da cerveja artesanal Vadia vão ficar marcados por uma edição especial que celebra uma década de história da marca, mas também o cultivo do lúpulo em Portugal. A marca juntou-se a dois produtores de lúpulo – Gabriel Cardoso (Lúpulo Feirense) e António Maria (Lúpulo Maria) – para desenvolver uma cerveja colaborativa e verdadeiramente local.
“10 Anos, 10 Lúpulos” é inspirada no estilo alemão Festbier, produzida tradicionalmente por ocasião do Oktoberfest. A Vadia aposta, porém, numa versão em que o lúpulo tem um protagonismo maior, resultando numa cerveja “leve e fácil de beber, ideal para o convívio entre amigos”.
A edição especial apresenta uma cor cobre, espuma branca, fina e persistente. Quanto ao aroma, é prometida uma mistura de caramelo e biscoito do malte com toques florais e resinosos do lúpulo. Acompanha bem carnes grelhadas e enchidos, salsichas de tipo alemãs e comida mais condimentada e picante.
“Sendo de tipo Lager, a fermentação preserva todos os sabores e aromas das matérias-primas originais que se revelam no produto final pelo equilíbrio entre a doçura do malte e o amargor fino, mas intenso, do lúpulo que é o elemento que perdura mais em boca após a degustação”, acrescenta a Vadia em comunicado.
As primeiras barricas de “10 Anos, 10 Lúpulos” serão abertas no dia 24 deste mês, no Vadia Brewpub. O lançamento oficial contará com a equipa da Vadia e com os produtores de lúpulo que participaram no processo.