Esta campanha de Natal foi gravada com um iPhone 13 Pro
A época natalícia traz ao de cima a imaginação das marcas, que arregaçam as mangas para tentar apresentar campanhas inovadoras e com mensagens impactantes. A Apple não é excepção e numa história de três minutos, gravada inteiramente com um iPhone 13 Pro, os espectadores são levados pela aventura de uma criança que tenta salvar o seu boneco de neve de todas as adversidades possíveis.
“Saving Simon” é o nome desta curta-metragem, realizada pelo cineasta Ivan Reitman e pelo seu filho, Jason Reitman, e que conta com produção da agência TBWA\Media Arts Lab. Nesta aventura, uma criança apercebe-se de que o seu irmão mais velho vai destruir Simon, o boneco de neve, e guarda-o no congelador durante todo o ano, até ao Inverno seguinte.
Quando a neve volta a cair, Simon regressa à rua, mas algo inesperado acontece. Ainda assim, e não fosse esta uma campanha de Natal, a história tem um final feliz e uma mensagem subentendida: o iPhone pode ser uma ferramenta de filmagem, disponível num bolso ou numa mala, que dá a conhecer histórias de outras partes do mundo e contribui para aproximar as pessoas.
«A ideia de que podemos simplesmente pegar no telemóvel e começar a filmar deixa-me empolgado», referiu Jason Reitman num vídeo sobre os bastidores da campanha. «Este é o melhor momento para se querer ser cineasta. Se quiseres escrever histórias, pegas num lápis. Se quiseres ser músico, pegas numa guitarra. E se quiseres fazer filmes, hoje em dia, basta pegares num iPhone.»