Esta campanha ajuda pais e crianças a compreender o que é a hemofilia

No próximo sábado, dia 17, assinala-se o Dia Mundial da Hemofilia, mas nem todos saberão do que se trata. Para ajudar pais e filhos a compreender melhor do que se fala quando este é o tema em cima da mesa, a Roche desenvolveu uma campanha que conta com uma personagem de animação como protagonista.

O Alex é um menino fictício de 10 anos que tem como missão explicar a hemofilia com uma linguagem simples e acessível. Com voz emprestada pelo actor Manuel Marques, o Alex é uma criança activa mas que encontra alguns desafios pelo caminho, nomeadamente ter de explicar aos amigos em que consiste o distúrbio de coagulação que o afecta.

Para partilhar a sua experiência, o Alex conta com a ajuda de diferentes suportes. Através de vídeo e banda desenhada, vai desconstruindo a hemofilia e explicando como é possível viver com esta condição.

«Com uma linguagem acessível à criança, sem descurar o rigor científico, são desmistificados os inúmeros equívocos que permanecem associados a esta doença e que, muitas vezes, dificultam mais a vida do doente do que a própria doença em si. A campanha permite explorar o mundo da hemofilia, de uma forma lúdica, autêntica e rigorosa, numa perspectiva de prevenção, com o objectivo de ensinar para melhor cuidar», afirma Elsa Rocha, pediatra do Centro Hospitalar Universitário do Algarve que apoia a campanha.

Artigos relacionados