Esta calculadora vai permitir medir o impacto ambiental de qualquer produto

Qual será a pegada de carbono das peças de roupa que vestimos e dos sapatos que calçamos? E dos equipamentos electrónicos que usamos no dia-a-dia e dos livros que lemos? Dos produtos de limpeza e dos transportes em que nos deslocamos? As respostas a estas perguntas poderão estar na calculadora que a Carbonfact está a construir.

O objectivo ainda não foi alcançado, mas a ideia desta startup francesa é criar uma ferramenta que permita medir o impacto ambiental de qualquer objecto ou produto. Para já, estas contas ficam restritas a um grupo limitado de bens: no site da Carbonfact é possível descobrir que um par de ténis Puma Suede, por exemplo, é equivalente a 13 quilos de CO2.

«A nossa visão é de que o CO2 será super, super importante para todos os retalhistas… E as marcas e os marketplaces precisarão de um player tecnológico para exibir as pegadas de carbono de forma massiva relativamente a um grande número de produtos», afirma Marc Laurent, CEO e co-fundador da Carbonfact.

Citado pela Fast Company, adianta ainda que os retalhistas e as marcas não serão capazes de dar este passo sozinhas porque os consumidores querem uma avaliação imparcial, que seja levada a cabo por uma entidade independente e de confiança.

A aposta no calçado como primeiro produto abrangido pela calculadora da pegada de carbono é justificada pelo facto de esta ser uma indústria cujo impacto é relativamente fácil de medir. A partir de modelos de open source de instituições reconhecidas como o MIT, a Carbonfact cruza os dados disponibilizados nos relatórios ambientais das marcas para determinar o seu impacto no Planeta.

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