Esta bebida é feita de algas e absorve dióxido de carbono
Ful é o nome do refrigerante azul criado por uma empresa holandesa que não só tem uma cor considerada apelativa como ajuda o meio ambiente. Como? Ao absorver dióxido de carbono durante a sua produção.
Feita à base de spirulina (que é uma cianobactéria), esta bebida tem um alto teor nutricional, proteico e anti-oxidante, afirma a empresa responsável pelo seu desenvolvimento. E uma vez que este ingrediente cresce a partir da absorção de CO2, a Ful torna-se um produto negativo em carbono em quase toda a sua linha de produção – não é necessária terra arável, pesticidas, fertilizantes ou enormes quantidades de água fresca para que a cianobactéria se reproduza.
O único senão é a produção do gás poluente durante a confecção da bebida, embora os criadores da empresa tenham planos para fazer com que esse CO2 seja absorvido pela spirulina durante a sua fase de crescimento e, assim, tornar o processo 100% amigo do ambiente.
«Temos este sistema fechado incrível que pode vir a ser hiper-localizado, assim como aplicável a grande escala em todo o mundo, utilizando infra-estruturas já existentes», refere Julia Streuli, CEO da Ful Foods, citada pela Optimist Daily.
Por agora, a Ful vai começar a ser vendida no Reino Unido, em ginásios, restaurantes e supermercados focados na saúde e na sustentabilidade. A chegada às prateleiras acontece pouco depois de ser distinguida pelo governo holandês por propor um ciclo de fabrico inteiramente circular.