Esta árvore de Natal é… um automóvel eléctrico

A Nissan decidiu celebrar o Natal com uma árvore ligeiramente diferente do habitual. A fabricante automóvel enfeitou um dos seus veículos eléctricos com milhares de luzes LED e até uma rena. O resultado é Nissan Christmas Lead, uma árvore de Natal alimentada a energia recuperada.

E que significa isto? A electricidade utilizada para dar luz a este Nissan Leaf transformado em decoração de Natal chega do próprio automóvel – mais concretamente, do sistema de energia de travagem regenerativa, associado ao e-Pedal e ao modo de condução B. Estas duas opções regeneram a energia durante a travagem e desaceleração, prolongando a autonomia do Leaf no dia-a-dia e, neste caso, também no Natal.

“O objectivo da malha cintilante é relembrar aos condutores que a geração de energia possibilitada por se ser proprietário de um veículo eléctrico é muito importante para a sustentabilidade”, explica a Nissan em comunicado. Segundo a marca, a energia regenerada ao conduzir o Leaf durante 18 mil quilómetros representa 20% do consumo global de electricidade doméstica durante um ano (considerando o agregado familiar médio europeu).

Os 744kWh de energia limpa regenerada durante estes 18 mil quilómetros é suficiente para alimentar 266 árvores de Natal com 700 lâmpadas incandescentes durante uma hora, 297 fornos durante uma hora, 744 televisões durante cinco horas ou 10.783 casas com mil lâmpadas LED durante cinco horas.

Helen Perry, directora-geral de Veículos Eléctricos da Nissan Europa, espera que o Nissan Leaf personalizado inspire as pessoas em relação aos benefícios de regenerar energia. «Após quase 10 anos desde que o Leaf foi introduzido na Europa, a Nissan continua absolutamente concentrada em fornecer aos clientes um estilo de vida mais sustentável através da mobilidade eléctrica», acrescenta a responsável.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Ter futuro na sua carreira pode depender desta competência
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift