Esta app faz a ponte entre voluntários e pessoas que precisam de ajuda

Foram precisos apenas três dias para desenvolver a aplicação móvel Quero Ajudar, que funciona como agregador de voluntários prontos a ajudar Portugal durante o período de quarentena. Trata-se de uma plataforma de entreajuda comunitária sem fins lucrativos transversal a diferentes áreas.

Na app Quero Ajudar é possível encontrar voluntários disponíveis para tomar conta de crianças ou animais de estimação, fazer companhia através de uma chamada telefónica, apoiar em deslocações necessárias (farmácia ou supermercado) ou prestar apoio psicológico, entre outros. A aplicação conta ainda com uma funcionalidade de apoio aos profissionais de saúde, através da doação de uma refeição ou outro bem essencial. Os utilizadores também podem simplesmente deixar uma palavra de apoio.

Na origem desta aplicação está um grupo de profissionais portugueses e brasileiros, que se juntam ao Programa E-Comerce Experience para dar vida ao proejcto. Quem precisa de ajuda pode descrever o seu pedido, que é transmitido à rede de voluntários.

«O momento é desafiante e não somos de virar costas a um bom desafio. A melhor forma de o fazer é através da acção», sublinha Vanessa Caldas, do Programa E-Commerce Experience. «Queremos encurtar a distância entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar», explica ainda.

Por seu turno, Ariel Alexandre ambiciona levar a aplicação para outras geografias. O programador da aplicação conta como esta pode ser uma iniciativa de Portugal para o Mundo: «O objectivo da app é chegar aos países que, à semelhança do que está a acontecer em Portugal, estão a passar por esta pandemia.»

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...