Está à espera dos saldos para comprar uma jóia? É provável que não tenha sorte
Com a chegada do Outono aproxima-se também a passos largos a época das promoções e dos descontos. E se muitos consumidores esperam pelo final do ano para aproveitar preços mais baixos, ao mesmo tempo que os retalhistas e marcas escoam o excedente de stock que possam ter – de vestuário e acessórios, a brinquedos e mobília –, há uma categoria de produtos que deverá ficar de fora dos saldos: a joalharia.
De acordo com a CNN Business, esta decisão deve-se ao facto de o sector ter baixado substancialmente os preços das jóias nos últimos dois anos de pandemia. Em 2021, a quantidade de promoções feitas aumentou 32%, enquanto em 2020 se registou uma subida de 26,2%.
«A joalharia está em ‘boa forma’ nesta época festiva», afirma Marshal Cohen, conselheiro da indústria de retalho no NPD Group. O profissional espera que os consumidores «gravitem em direcção aos objectos brilhantes, já que olham para estes bens como um bom investimento e, como tal, os gastos serão mais alargados».
Além disso, os próprios joalheiros não se mostram preocupados em aliviar stocks, uma vez que não há, actualmente, outro segmento que compita directamente com o seu, elevando o valor e a aposta que os consumidores possivelmente darão às soluções apresentadas por este sector.