Esqueceu-se de deixar o jantar a descongelar?

Há não muitos anos, em dias de esquecimento de tirar algo para o jantar, a solução passava pelo frango assado para alimentar a família. Hoje as opções de take away nas grandes cadeias de distribuição são variadas e a tendência é de crescimento das vendas.

Texto de Maria João Lima

2023 foi dominado pela inflação e 2024 está a ir pelo mesmo caminho no sector alimentar europeu, não fugindo Portugal à regra. Os consumidores apertaram os cordões à bolsa, o que leva a uma diminuição do volume e a uma preferência por produtos mais económicos.

O recente relatório “The State of Grocery Retail 2024: Europe – Signs of hope”, elaborado pela McKinsey & Company e pela EuroCommerce, põe a nu que à medida que os consumidores passam mais tempo em movimento, cresce o mercado do pronto a comer. Segundo o relatório, na Europa, nos próximos cinco anos, é expectável um maior crescimento no pronto a comer (~8%) em comparação com a evolução do retalho em geral (~3%).

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Maio de 2024 da revista Marketeer.

Artigos relacionados