Esqueceu-se da mala no Uber? Há quem deixe comida para cão…
Há relatórios de contas, de sustentabilidade ou responsabilidade social. E depois há relatórios de perdidos e achados e é isso mesmo que a Uber apresenta hoje. De acordo com a plataforma de mobilidade, os artigos mais esquecidos em Portugal são telefones (2814), carteiras (1776), óculos (1648) e chaves (1408) – números referentes a um ano.
Mas há também quem se esqueça de sacos com presentes, contratos de trabalho, passaportes, cartões multibanco, anéis de noivado, almofadas ortopédicas e, até, comida para cão.
A Uber revela ainda que sexta-feira e sábado são os dias da semana com uma maior taxa de esquecimento e que as horas mais propícias a perdas são as 12h, as 15h e as 18h. Por regiões, verifica-se que os mais esquecidos estão em Lisboa, Porto e Algarve.
“Felizmente, nada está verdadeiramente perdido no interior de um Uber e, para recuperar os seus pertences, basta fazê-lo através da aplicação”, sublinha a marca. Para isso, basta abrir a app, clicar no menu e seleccionar “As suas viagens”, depois tocar na viagem durante a qual se terá perdido um objecto e escolher a opção “Recuperar artigo perdido”, seleccionando “Contactar o motorista por causa de um artigo perdido”. De seguida, o utilizador deve introduzir o número de telemóvel para que a Uber possa liga-lo directamente ao motorista.
Se não for possível contactar o motorista após a viagem, o melhor será contactar a Uber, que irá informar o passageiro sobre o estado da busca. “Se o objecto for localizado, ajudaremos a coordenar com o motorista para que seja devolvido a si”, garante a Uber.