Esqueça o arroz. O truque para salvar um telemóvel molhado é… sílica
Sabe para que servem aqueles pacotinhos com pequenas esferas que encontramos no interior de uma nova mala ou caixas de cartão? Servem para evitar a humidade e podem ser usados em caso de emergência tecnológica, por isso, quando comprar um produto que traga estes sacos de sílica em gel, não os mande fora.
Num artigo publicado no jornal espanhol El Economista, a PcComponentes esclarece que este será o melhor truque para tentar salvar um dispositivo electrónico que tenha caído à piscina ou sido vítima de um copo de água entornado. Afinal, o arroz e o secador (mesmo com o ar frio) não são os melhores amigos nestas ocasiões.
Segundo a loja de informática e electrónica, o primeiro passo é desligar o aparelho e tirá-lo da corrente se for caso disso. Em momento algum se deve colocar o telemóvel a carregar, por exemplo.
Logo depois, deve-se colocar o aparelho num recipiente com pacotinhos de sílica, durante 24 a 48 horas, de forma a absorver o máximo possível de água. Se este truque não resolver o problema, a paragem seguinte deverá ser mesmo um profissional que possa abrir o dispositivo e analisar os danos.