Espectadores e receita do cinema diminuem em Fevereiro. Marvel foi o que mais cativou
Fevereiro é o mês mais pequeno do ano e também neste mês o número de espectadores nas salas de cinema portuguesas diminuiu em comparação com o mês anterior, que quase alcançou o milhão de visitantes – 685.917 espectadores vs. 903.084 em Janeiro.
Menos espectadores é sinónimo de uma menor receita bruta: 4,1 milhões de euros, de acordo com a análise do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) – menos 1,6 milhões de euros do início do ano para o segundo mês.
Do mais de meio milhão de pessoas que se dirigiram ao cinema em Fevereiro, 100.667 optaram por ver o novo filme da Marvel Studios “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”. No top 5 dos filmes mais vistos de Fevereiro de 2023 estão ainda “Avatar: O Caminho da Água” (78.287), “Magic Mike: A Última Dança” (61.030), “O Gato das Botas: O Último Desejo” (55.853) e “Operação Fortune: Missão Mortífera” (47.585).
Já no acumulado do ano, os mais vistos são “Avatar: O Caminho da Água” (446.967), “O Gato das Botas: O Último Desejo” (152.533), “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” (100.667), “Um Homem Chamado Otto” (69.113) e “M3GAN” (67.807).
No que toca aos títulos nacionais, os cinco filmes portugueses mais vistos foram “Amadeo” (10.813), “Ice Merchants” (5.459), “A Noiva” (3.912), “O Natal do Bruno Aleixo” (3.847) e “Lobo e Cão” (2.239).
E sobre a distribuição cinematográfica, o ICA destaca a concentração de mercado em três empresas, nomeadamente NOS Lusomundo Audiovisuais, Cinemundo e Big Pictures 2 Films, que representam 89,7% da quota de mercados em termos de espectadores. Por sua vez, NOS, UCI, Cineplace e NLC – Cinemacity, representam 91,5% do mercado nacional de exibição cinematográfica, em termos de receitas de bilheteira.