Especialista italiano Gillo Dorfles em Lisboa a convite do IADE

sensesDe 6 a 8 de Outubro, o IADE – Instituto de Artes, Design e Marketing reúne em Lisboa um conjunto de cerca de 80 especialistas nacionais e internacionais para debater temáticas do Design, Marketing e Cultura Visual. A conferência, designada “Senses & Sensibility in Lisbon”, conta com a presença do italiano Gillo Dorfles, especialista em desenho industrial e possivelmente o designer em actividade mais velho do mundo, pois tem 104 anos. Clive Dilnot, um dos mais destacados historiadores e teóricos do design da actualidade, é outro dos notáveis convidados.

Dorfles foi fundador do Movimento de Arte Concreta e responsável pela criação da ADI – Associação de Design Industrial, em Itália, nos anos 50. O autor de obras como “o Desenho Industrial e sua Estética” e “As Oscilações do Gosto” revela, a partir de uma perspectiva que perpassa várias décadas, de que modo a forma e a função dos produtos mudou ao longo do tempo para responder à alteração dos desejos, necessidades e expectativas do consumidor, e aos diferentes momentos sociais, como por exemplo em conjunturas de crise. Clive Dilnot – docente da reputada Parsons New School for Design, em Nova Iorque – aborda de que forma o design contribui para a evolução da sociedade e influencia o desenvolvimento das pessoas, sobretudo quando se é capaz de tirar partido dos benefícios das tecnologias existentes actualmente.

Marketing: um binómio de arte e ciência?

Mário J. Miranda – da School of Economics and Finance da Victoria University, em Melbourne, Austrália – é outra das figuras em destaque no evento. “O artista e o cientista no Marketing” é o mote para uma intervenção onde reforça a ideia de que o marketing sempre existiu como uma díade, composta pela arte e pela ciência, e como tal ambos os domínios são inseparáveis. Os cientistas defendem que a chave para o sucesso do marketing está em aprender o segredo das suas fórmulas. Já os artistas consideram que o marketing não se rege por qualquer tipo de lei exacta. Eis o ponto de partida da apresentação.


Transversalidade e diversidade

Avaliar as mudanças do padrão de comportamento do consumidor como resposta à crise, efectivar uma mudança sustentável na baixa da cidade de Lisboa, através da ocupação de edifícios devolutos, e conhecer os novos paradigmas do espaço urbano, são alguns dos tópicos a abordar ao longo de três dias. Durante o evento, os especialistas discutem ainda temas como o design enquanto forma de identificação e inclusão cultural e o marketing nas escolas, tendo em conta uma visão da responsabilidade social e do comércio, entre muitos outros assuntos.

A conferência internacional “Senses & Sensibility in Lisbon” é promovida pela UNIDCOM/IADE – a unidade de investigação do IADE. A iniciativa, que vai já na sexta edição, retomou o título da primeira conferência, realizada em 2003, e expande-se agora a todas as áreas de investigação e ensino do Instituto.

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