Espanha comemora dia da Publicidade
A última sexta-feira de Janeiro é, em Espanha, sinónimo de celebrar a publicidade e, para tal, o país vizinho conta até com um santo padroeiro para a área. O surgimento do San Publicito tem várias histórias por detrás: uma delas diz que o santo era trainee do departamento de contas de uma agência de publicidade; outra conta que o San Publicito trabalhava no departamento de produção; e outra diz ainda que o santo padroeiro era director de arte de uma gráfica, segundo conta Fred Bosch, criativo da Lola/Lowe num texto publicado no blog Página2.
Até ao último ano, o santo não tinha, contudo, uma imagem que o representasse ou uma presença física que pudesse ser adorada. A agência madrilena Peanuts & Monkey colocou mãos à obra e resolveu o assunto, criando seis protótipos que deixou a votação. A versão que apresenta um guerreiro venceu, deixando para trás um papa, um mártir e um monge, entre outros.
O guerreiro San Publicito anda, agora, em digressão por Espanha, tal como acontece com outros santos. A sua figura já passou por 52 agências, de acordo com a AdAge, incluindo Leo Burnett, TBWA, DDB e Grey, mas as inscrições continuam abertas.