Espanha aperta regras para influenciadores que promovam criptomoedas

Conteúdos publicitários dedicados ao tema das criptomoedas vão passar a contar com regras mais apertadas em Espanha. A agência Reuters avança que o país vizinho vai regular a publicidade relacionada com moedas virtuais como a Bitcoin, focando-se em específico – mas não só – nos influenciadores presentes nas redes sociais.

A supervisão ficará a cargo da entidade que regula o mercado bolsista, tornando-se responsável por autorizar, ou não, campanhas de comunicação e garantir que os investidores estão conscientes dos riscos associados à compra de criptomoedas.

A mesma agência noticiosa indica ainda que, de acordo com indicações do governo espanhol, os anunciantes e as empresas que comercializam criptoactivos terão de informar a Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) pelo menos 10 dias antes de lançarem os conteúdos publicitários no mercado, caso os mesmos sejam destinados a mais de 100 mil pessoas.

Quer isto dizer que um influenciador que tenha mais de 100 mil seguidores no Instagram, por exemplo, terá de notificar a CNMV relativamente à campanha que pretende comunicar para que o regulador possa acrescentar os avisos necessários e eventualmente fazer recomendações. As novas regras entram em vigor em meados de Fevereiro.

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