Escolher as pessoas certas
É o negócio da Extra A, que garante o sucesso de acções e eventos de branding com a contratação das pessoas certas. Há 10 anos no mercado, têm clientes com quem trabalha desde o início da actividade, como é caso de uma Sonae ou L’Oréal. Clientes que contribuem para o crescimento de 12% do volume de facturação, este ano
Se as pessoas são o maior activo de qualquer empresa, para a Extra A são o seu core business. Posicionada como agência de prestação de serviços na área de recursos humanos para eventos, a Extra A surge em 1999, quando o mercado «contava com agências de Marketing e Publicidade, mas havia uma lacuna ao nível do enfoque nos recursos humanos», recorda Susana Mendonça, directora executiva da Extra A.
Em 10 anos de actividade, a Extra A evoluiu ao ritmo do mercado, assumindo-se hoje, mais do que uma agência, como uma extensão dos departamentos de marketing e comunicação das empresas, no que se refere à organização de eventos. Com mais de 3500 eventos realizados, a Extra A assume a gestão dos recursos humanos e logística do evento, conferindo-lhe um estatuto diferenciador no mercado. Estatuto esse que lhe permite garantir uma taxa de permanência que atinge, em alguns casos, os 10 anos, como refere Susana Mendonça: «Temos clientes com quem trabalhamos desde o início da nossa actividade como por exemplo a Sonae ou L’Oréal há 10 anos, a Delta e a Team Quatro há 9 anos, a BAT há 8 anos ou a LG há 6 anos. Outros clientes mais recentes incluem a Brisa, ZON, Imago, entre outros».
Fidelização que permitiu um acréscimo do volume de facturação de 8% em 2009, face a 2008, perspectivando para o corrente ano um crescimento de 12%, face ao ano transacto. Quanto a valores concretos, Susana Mendonça não divulga.
A angariação de clientes assenta, actualmente, numa estratégia de word-of-mouth, da responsabilidade das empresas acima descritas que recomendam a Extra A a outra empresas. Curioso é o facto de serem hoje «as próprias hospedeiras que há alguns anos trabalharam na agência, e que entretanto ingressaram em equipas de marketing de empresas, que procuram a Extra A. São os casos da marca Lancaster ou da empresa Six & CO», exemplifica Susana Mendonça.
As hospedeiras são uma parte dos recursos humanos disponibilizados pela Extra A, que oferece serviços com promotoras, modelos, hospedeiras de imagem para eventos especiais, Pais Natal, Animadores e concepção de fardas. Mas é, efectivamente, na área de hospedeiras, onde a agência dispõe de pessoas com formação em marketing e publicidade, e que dominam diversos idiomas. Estas são características, que segundo a responsável, são fundamentais e diferenciadoras na prestação de serviços da Extra A, destacando-se como uma mais-valia para a realização de eventos de nível internacional.
PARA LER O ARTIGO NA ÍNTEGRA CONSULTAR EDIÇÃO IMPRESSA Nº169