Escolhas do Consumidor chegam a restaurantes e hospitais privados

escolha consumidorAlém da expansão geográfica, a próxima edição “Marcas Premiadas por Escolha do Consumidor” alarga a 108 categorias e passa a incluir restaurantes e hospitais privados.

Este ano o projecto envolveu 40.712 consumidores que avaliaram 441 marcas em várias categorias.

Nos hospitais, foram efectuadas auditorias de cliente mistério a todas as unidades de cada grupo, com base nos atributos que os consumidores mais privilegiam: “Qualidade técnica do pessoal”, “Limpeza”, “Data para a consulta / período de espera”, “Especialidades”, “Ter médicos com experiência comprovada”, “Tempo de atendimento / espera”, “Atendimento / atenção ao cliente” e “Serviços / meios complementares de diagnóstico”. Foram também realizadas auditorias aos 10 principais restaurantes de cada distrito (critério com base no cruzamento do Restaurante Índex da APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia), assentes em atributos como “Qualidade de Comida”, “Qualidade de Atendimento”, “Ambiente”, “Diversidade do menu”, “Higiene”, “Quantidade das porções” e “Privacidade”.

 

O projecto “Marcas Premiadas por Escolha do Consumidor” surgiu há um ano e diferencia-se por ter em conta a opinião do consumidor, encontrando anualmente os atributos que este mais privilegia em cada categoria e que depois são avaliados em teste real comparando a performance dos principais players de cada categoria.

A metodologia é completamente focada no consumidor e assenta em duas fases. Num primeiro momento, os consumidores pronunciam-se, com recurso a metodologias qualitativas e quantitativas, relativamente aos factores que mais privilegiam em termos da sua satisfação, em cada uma das categorias. Depois, de acordo com os resultados da pré-avaliação, são definidas e aplicadas as metodologias de avaliação mais apropriadas (experimentação de produtos, cliente mistério, auditorias online, entre outros).

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