Escolha o que acontece ao seu Facebook depois de morrer
A opção já está disponível nos Estados Unidos da América desde Fevereiro mas só agora chega a Portugal. O Facebook oferece, pela primeira vez, aos seus utilizadores a hipótese de decidirem quem querem que tome conta das suas páginas depois de morrerem.
A funcionalidade Legacy Contact funciona, no fundo, como um testamento em que cada conta é deixada a outra pessoa, que pode ser um amigo ou membro da família. Depois do utilizador em causa morrer, o seu perfil pode ser transformado, por exemplo, num memorial para que todos o possam recordar.
Assim, o Legacy Contact – a pessoa escolhida para assumir a conta – poderá partilhar publicações com informações sobre o funeral ou deixar uma mensagem especial, aceitar ou eliminar pedidos de amizade de amigos ou familiares que ainda não estivessem no Facebook e actualizar as fotos de perfil e capa.
Existem também coisas que o Legacy Contact não conseguirá fazer, incluindo publicar ou fazer qualquer acção sob o nome do utilizador que morreu ou aceder às suas conversas privadas.
Caso esta opção não agrade, os utilizadores podem sempre pedir ao Facebook para simplesmente eliminar definitivamente as suas contas depois de morrerem.