Escolha do Consumidor: conheça as 267 marcas eleitas pelos portugueses
A ConsumerChoice, Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, apresenta as 267 melhores marcas em Portugal, distinguidas pelos consumidores nacionais. Entre as eleitas encontra-se a Revista Marketeer, na categoria “Imprensa Marketing”.
Na edição deste ano da Escola do Consumidor, para determinar as marcas vencedoras, foram realizadas mais de 235 mil avaliações, junto de 1.400 marcas de sectores tão distintos como Comunicação Social, Alimentação, Viagens e Lazer, Produtos, Equipamentos e Higiene para o Lar, Cuidados Pessoais, Serviços e Comércio Especializado, Produtos e Serviços de Beleza, Cuidados Infantis, Financeiro, Automóvel e Transporte Ferroviário.
Além das marcas “Escolha do Consumidor”, onde se incluem ainda as categorias de melhores “Órgãos de Comunicação Social”, o processo de avaliação também considera a “Escolha Sénior”, que este ano vai para a MultiOpticas.
Em “Computadores Portáteis” destaca-se a Asus, com 91,7% de classificação, a marca com a nota global mais elevada. Segue-se a Nova Açores, em “Leites”, com 91,4%. O pódio encerra com a Perfumes & Companhia, em “Perfumarias”, com 90,9%. Em quarto lugar fica a Uriage na categoria “Produtos de Higiene para Bebé” com 90,5% e em quinto a GMS, em “Lojas de Tecnologia Monomarca”, com 90,3%.
No top 10 encontram-se ainda a Matrizauto (“Viaturas Seminovas e Usadas” – 90,3%), Essilor (“Lentes Oftálmicas” – 90,1%), Loja do Shampoo (“Loja Online de Cosmética” – 90,1%), Standvirtual (“Comércio Automóvel Online” – 90,1%) e Joaquim Chaves (“Laboratórios de Análises Clínicas” – 90%).
Numa primeira fase, os consumidores identificam quais os atributos que mais valorizam na sua relação com as categorias e depois fazem a avaliação das marcas através de metodologias de avaliação mais apropriadas (experimentação de produtos, cliente mistério, auditorias online, entre outros). As marcas premiadas pelos consumidores são as marcas que melhor completaram os atributos exigidos e valorizados pelos consumidores durante 2023 e que atingiram os graus de satisfação mais elevados, após avaliação.