Escola de programação gratuita 42 Porto já soma mais de 3300 candidaturas
A escola de programação 42 Porto já abriu portas na cidade Invicta e soma mais de 3300 candidaturas em mês e meio. Desses candidatos, mais de 150 já se encontram a prestar provas nas instalações dos Aliados, integrados na Piscine de Julho, um bootcamp de admissão onde os candidatos passam 26 dias a aprender as bases de programação e a descobrir se a 42 é a escola certa. Os bem-sucedidos ganham uma vaga no curso com início em Outubro.
Entre os candidatos encontram-se finalistas do Ensino Secundário, bartenders, polícias, engenheiros civis, profissionais de limpeza, motoristas, advogados, músicos, farmacêuticos, entre outros, com idades compreendidas entre os 17 e os 59 anos.
O curso da 42 é 100% gratuito e baseia-se no desenvolvimento prático de projectos entre pares, sem horários ou professores, e com uma duração estimada entre 12 e 18 meses, assumindo uma carga horária de 40 horas semanais. No final desta etapa, os alunos complementam a sua formação com uma experiência profissional, após a qual poderão optar ou não por prosseguir o seu percurso na 42 escolhendo uma especialização. As candidaturas estão abertas a qualquer pessoa, independentemente do seu percurso académico, experiência profissional ou background económico.
No Porto, para além dos parceiros fundadores Critical TechWorks e SaltPay, a 42 conta ainda com o apoio de vários mecenas, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto, Amorim, BA Glass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Lionesa.