Equipa ibérica vence animação na Alemanha

ImaginariumUma equipa ibérica liderada por um português venceu um concurso de animação alemão. O português é Pedro Miguel Resende que, com os animadores espanhóis Helene Vizcaino e Carlos Quesadas, angariou mais de 10 mil euros para realizar a curta-metragem «Imaginarium». Por ter sido o projecto que reunir o maior número de apoiantes saiu vencedor do concurso.

Tudo aconteceu no Animation Talent Award 2013 que, durante um mês foi palco de uma competição entre dez projetos de vários países. Os projectos estiveram a votos na plataforma alemã de crowdfunding StartNext. «Imaginarium» foi o mais apoiado: foram mais de duzentas pessoas de diversos países a acreditar na ideia e a doar para que esta se concretizasse. Esse feito valeu-lhe o prémio ARTE Creative – uma bolsa de €2500 para ajudar à produção – assim como uma WACOM Inkling e uma subscrição de produtos Adobe.

Agora os jovens artistas têm de produzir o filme. «Imaginarium» mistura imagem real com animação e conta a história de um menino e uma menina numa sala de aulas que se revoltam contra os limites impostos à sua criatividade. Pedro ficará a cargo da realização de imagem real, a rodar em Londres, enquanto Helene irá animar a perspetiva da menina e Carlos a do rapaz.

O Animation Talent Award é organizado pela International Academy of Media and Arts Halle, em parceria com a Adobe, ARTE Creative, WACOM, Maxon e Universal Music. A música de Boris Nonte (compositor que já trabalhou em grandes produções como The Avengers, Prometheus, Avatar e Twilight,), foi disponibilizada pela Universal e será a banda sonora de «Imaginarium».

Artigos relacionados