Entidades locais dizem “não” ao turismo massificado nos Açores
A iniciativa VisitAzores Tourism Forum procurou fazer uma reflexão sobre o futuro do turismo nos Açores, contando, para tal, com a participação de especialistas ligados não só ao turismo como a diversas entidades regionais. As principais conclusões reflectem uma necessidade de os Açores não se tornarem um destino turístico massificado.
À semelhança de outras regiões, como refere, em comunicado, o director executivo da ATA – Associação Turismo dos Açores, «os Açores podem começar a pensar em limitar a entrada de não residentes, impondo o pagamento de uma taxa de emissão de visto, que varie de acordo com a duração da estada». Luís Botelho adianta que o valor obtido seria investido «na melhoria da rede de transportes públicos, da rede de abastecimento de energia eléctrica e na conservação dos locais de interesse turístico».
Mas nem só de massificação se falou nesta edição de estreia do VisitAzores Tourism Forum, que abordou também questões ambientais, sociais e económicas da região, numa perspectiva do seu futuro. «É fundamental caminharmos para um modelo de turismo inteligente, em que as decisões sejam suportadas por dados fidedignos e actualizados. Acreditamos na importância desses dados para prosseguirmos uma estratégia de diversificação e de valorização do destino, com dispersão dos fluxos turísticos por todas as ilhas e, tendencialmente, ao longo de todo o ano», aponta o secretário Regional do Turismo dos Açores, Mário Mota Borges.
Qual é, então, o caminho a seguir, questiona o director executivo da ATA: «Na clarificação da marca e da estratégia do turismo, é essencial envolver os actores locais de todas as ilhas na definição dos valores da marca. Temos de definir um posicionamento de marca claro, diferenciado, que seja utilizado e partilhado por todos. Devemos criar um plano de acção que ao ser implementado construa uma marca Açores eficaz, de alta notoriedade, mas sustentável.» Além disso, Luís Botelho anunciou ainda que em 2022 será lançado um novo site visitazores.com, com uma imagem renovada e com mais conteúdos.