Endless é a nova marca de Retail Media do universo MC

Apresentada como a solução que potencia o impacto das marcas, a marca Endless foi hoje dada a conhecer a um grupo de anunciantes e agências de meios que se reuniram no Continente Bom Dia do Largo do Rato a convite da MC para conhecer a sua plataforma de Retail Media. Uma loja que, segundo José Fortunato, administrador da MC, «faz a ligação entre o passado e o futuro na relação com clientes», acreditando o responsável que a MC pode criar experiências diferentes para as marcas, as agências e os clientes.

Durante o evento, com vários oradores que foram subindo a palco, a empresa explicou a unique selling proposition da sua solução de retail media que passa pela eficácia da decisão sobre o investimento publicitário, suportada no comportamento real do cliente.

Se até há pouco tempo havia grandes decisões sobre investimento publicitário que, algumas vezes, eram tomadas sem identificação da compra real e suportadas em previsões de compra e retorno esperado, com o retail media permite-se o acompanhamento e ajuste da relação com o consumidor de forma constante suportada na compra efectiva.

«Há muito tempo que as marcas comunicam em contexto de loja. O que a tecnologia veio trazer foi uma alteração de paradigma nomeadamente em relação à rapidez e à experiência que os clientes têm com o retalhista. A tecnologia amplificou a forma como o retalhista interage com os consumidores, abrindo possibilidades», lembrou Carlos Paulo, head of Retail Media da Endless. Salientou ainda que hoje os retalhistas recolhem informação dos consumidores e têm obrigação de dar uma experiência adaptada.

O que é o retail media?

O Retail Media pode ser definido como uma plataforma de publicidade, detida por um retalhista, que alavanca diferentes activos, desde lojas físicas e canais online até ao conhecimento dos seus clientes, para criar estratégias de comunicação altamente segmentadas, personalizadas e mensuráveis, nos diferentes touchpoints das suas jornadas de compra do consumidor e ajustáveis aos diferentes objectivos das marcas, explicou no evento Carlos Paulo. E são vários os retalhistas internacionais que estão a investir nas suas próprias redes de retail media, um caminho que a MC sentiu que tinha de ser também o seu e que ganha hoje vida com a marca Endless Retail Media Solutions powered by Cartão Continente. «A MC quis montar uma proposta de valor realmente adaptada ao mercado português.»

Com a Endless, «proporcionamos às marcas a oportunidade de criar relações e experiências únicas com os consumidores, suportadas pelo conhecimento que temos sobre os hábitos das famílias portuguesas», disse Ana Cardoso, head of Product and Strategy da plataforma, salientando que são dados provenientes do Continente Online (mais de 4,3 milhões de visitas mensais), da app Cartão Continente (mais de 1,5 milhões de utilizadores mensais activos) e das lojas Continente (mais de 4,5 milhões de visitantes mensais). A profissional assegurou que com esta proposta de retail media a Endless tem uma visão 360º do cliente agregando três tipos de dados: do cliente (faixa etária, género, localidade, segmentações cartão Continente e loja preferencial), transaccionais (canal de venda, produtos, quantidade, PVP e promoções / descontos aplicados) e de navegação (page views, search keywords, product view, product click e add to cart).

Com a Endless, Ana Cardoso garante que existe um novo processo cheio de possibilidades que começa com a definição da audiência, prossegue com a criação de campanhas, a sua activação nos diferentes canais e culmina no acesso a métricas de performance. Tudo isso com vista à incrementalidade na conversão, seja essa a conquista de novos clientes, reactivação de clientes antigos, aumento do ticket por compra ou qualquer outro que seja estabelecido como o objectivo da campanha.

Carlos Paulo sublinha que se no passado só os pure digital players conseguiam fazer medições em tempo real, hoje, com a evolução da tecnologia, os retalhistas tradicionais também o conseguem fazer com uma plataforma como esta que foi apresentada.

Rodrigo Rodrigues, non executive partner da consultora de marcas Adyant, que trabalhou este projecto com a MC, faz ainda notar que a plataforma arranca hoje, mas que foi alimentada com dados de há vários anos, tantos quantos tem o Cartão Continente. «É uma marca que demonstra o potencial infinito da plataforma ao serviço das marcas.»

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados