Encomendas (quase) sem nada? Europeus recebem 70 milhões de m3 de ar todos os anos

Um novo estudo da DS Smith, empresa de packaging sustentável, revela que 70 milhões de m3 de ar são enviados anualmente para os lares europeus devido ao packaging desnecessário –  o equivalente a mais de 28 mil piscinas olímpicas.

Os dados demonstram que as caixas de cartão que não estão ajustadas ao seu conteúdo transportam desnecessariamente este excesso de ar nos camiões e para as casas dos consumidores, além de implicarem a utilização de materiais que poderiam ser evitados, nomeadamente:

  • 148.757 toneladas de cartão extra;
  • 437 milhões de m2 de fita adesiva – mais de 4 vezes a área de Lisboa;
  • 68 milhões de m3 de enchimento – o suficiente para encher 363 vezes o Altice Arena.

Além dos impactos ambientais, as caixas de cartão sobredimensionadas geram um efeito negativo na imagem das marcas. Ao receberem uma encomenda com excesso de packaging, 30% dos consumidores afirma sentir-se frustrado com a marca.

Em termos de expectativas dos consumidores para o futuro, os inquiridos dizem que gostariam de receber embalagens provenientes de fontes renováveis alternativas (49%), embalagens que se adaptem bem a produtos com formas irregulares (35%) e embalagens resistentes à água (30%).

A investigação revela também que 92% das empresas que vendem os seus produtos online admitem utilizar packaging sobredimensionado, pouco menos de metade (48%) preocupam-se com a reciclabilidade e mais de um terço (34%) estão focadas na possibilidade de reutilização das embalagens.

«Os consumidores online querem menos packaging. Este é o momento de eliminar o excesso de ar das compras de e-Commerce já que, por um lado, as matérias-primas estão mais caras do que nunca e, por outro, os benefícios para o meio ambiente são significativos», afirma, em comunicado, Ignacio Montfort, managing director da DS Smith Ibéria.

Artigos relacionados