Encomendas com pagamentos fraccionados aumentam 115% em Portugal
São cada vez mais os consumidores que recorrem a opções de pagamentos flexíveis, conclui uma análise do comparador de preços KuantoKusta e da fintech de pagamentos FLOA, que revela um aumento de 115% nas encomendas pagas com pagamentos fraccionados no KuantoKusta, entre o primeiro e o terceiro trimestre do ano.
De acordo com os dados, é nas áreas de tecnologia (smartphones, informática, gaming, entre outros) que se verifica uma maior prevalência desta forma de pagamento. Entre Julho e Setembro, nas categorias de tecnologia, por cada 100 euros em compras, 36 euros foram pagos através de pagamentos em prestações, enquanto na área de lifestyle esse valor desce para apenas 8,10 euros em pagamentos fracionados por cada 100 euros em compras.
É também na área tecnológica que o KuantoKusta encontra os produtos onde os consumidores mais recorrem a esta modalidade: nas consolas de videojogos, por cada 100 euros de compras, 89,94 euros são pagos através de pagamentos fraccionados.
Alinhado com esta tendência, o mercado europeu de Buy Now, Pay Later (BNPL) está em pleno crescimento. De acordo com o estudo FLOA x Kantar, actualmente, 43% dos europeus já utilizou o BNPL como forma de pagamento e, este ano, já se verificou um aumento de 22% no número de utilizadores de BNPL na Europa, em comparação com o ano passado.
«Sabemos que em Portugal, para 74% dos portugueses, ‘lidar com imprevistos’ é, de longe, a primeira razão para a utilização de diferentes métodos de pagamento, por isso, 7 em cada 10 pessoas estão dispostas a mudar de comerciante se os meios de pagamentos flexíveis não estiverem disponíveis no momento da compra. Essa é uma tendência que está em crescimento e que deve ser tida em conta pelos comerciantes e pelas marcas, de forma a acompanharem a evolução do mercado e dos hábitos dos consumidores», alerta, em comunicado, Alexandre Carrera Lejeune, country manager da FLOA em Portugal.