Empresas Sonae apontam à “Zero Desflorestação” até 2030
As empresas Sonae anunciam o compromisso de promover a conservação das florestas naturais a nível mundial através do projecto “Zero Desflorestação”, que visa assegurar, até 2030, a ausência de desflorestação associada às actividades e operações directas das empresas subscritoras, bem como das suas cadeias de abastecimento.
De acordo com o grupo, esta aposta “reflecte o empenho das empresas Sonae no combate à desflorestação através da adopção de metas que garantem a preservação das florestas no decorrer da actividade das suas cadeias de abastecimento associada à produção de matérias-primas críticas – gado bovino, madeira, óleo de palma e soja”.
Para alcançar estes objectivos será dada especial atenção à produção local, onde a ausência de desflorestação deve ser assegurada. Neste sentido, está previsto um esforço conjunto com os vários intervenientes para assegurar a rastreabilidade e monitorização dos materiais que são adquiridos, através da adopção de mecanismos de controlo e da certificação de matérias-primas.
«O combate à desflorestação requer uma acção urgente e integrada de todos. É necessária uma mobilização global para assegurar a conservação das florestas, que têm um papel crucial ao nível da promoção da biodiversidade e do combate às alterações climáticas, através da retenção de carbono. Nas empresas Sonae, estamos comprometidos em crescer com responsabilidade, por isso, promovemos a defesa do planeta e das florestas», diz, em comunicado, Isabel Barros, presidente do Grupo Consultivo de Sustentabilidade das empresas Sonae.