Empresas podem perder 7 milhões se não investirem na transformação digital
Quase três quartos das empresas a nível global têm dificuldade em fornecer experiências de utilizador verdadeiramente integradas em todos os seus canais, numa altura em que 72% das interacções com os clientes são digitais. As conclusões são do estudo “2022 Connectivity Benchmark Report”, da Mulesoft, empresa da Salesforce.
O estudo indica ainda que, à medida que a digitalização acelera, as empresas poderão perder sete milhões de dólares em receita se não completarem com sucesso as suas iniciativas de transformação digital. Para Brent Hayward, CEO da Mulesoft, estes dados são preocupantes, já que, para crescerem no ambiente competitivo actual, as empresas têm de fornecer uma experiência digital conectada tanto para os clientes como para as equipas.
«No mundo digitalizado de hoje, os clientes e os colaboradores esperam ter experiências verdadeiramente conectadas. As aplicações com lacunas e silos continuam a bloquear uma boa experiência do cliente e uma transformação digital – e custam milhões às empresas todos os anos. As empresas têm de conseguir integrar de forma simples um crescente número de apps e fontes de dados, para automatizarem os seus negócios e criarem experiências digitais sem impedimentos para que consigam crescer», refere o CEO.
Com base num inquérito feito globalmente a mais de 1050 CIO (Chief Information Officer) e executivos de topo, o relatório demonstra que para mais de metade das empresas (55%) é difícil integrar experiências de utilizador – um valor que cresceu face aos 48% registados na edição anterior. O maior desafio que se apresenta diante das empresas parece ser a segurança e a governance (54%), seguidas de infra-estruturas de TI desactualizadas (46%) e incapacidade de acompanhar os processos, ferramentas e sistemas que mudam constantemente (42%).
Ainda assim, a integração de aplicações e dados (38%) e os riscos de gestão e compliance (37%) também representam entraves à transformação digital das empresas, a par de um aumento de gastos nesta área – as empresas gastaram em média 3,65 milhões de dólares em integrações nos últimos 12 meses, um aumento de 4% face ao ano anterior (3,5 milhões de dólares).
«Uma estratégia moderna que combine integração, gestão de API e automação é fulcral para chegarmos à agilidade digital. Esta combinação permite que as empresas possam conectar e integrar os seus dados, aplicações e dispositivos de uma forma simples, para criar novas capacidades digitais e impulsionar projectos de transformação», salienta Kurt Anderson, director-geral e líder de Transformação API na Deloitte Consulting, que colaborou com a Mulesoft na elaboração do relatório.