Empresa portuguesa será a responsável por construir fachada de arena olímpica em Paris
A Bysteel fs, empresa portuguesa pertencente ao Dst Group, ganhou um contrato no valor de cinco milhões de euros para a construção do envelope arquitectónico da Arena Porte de la Chapelle, em Paris. Será aqui que se realizarão as provas de badminton e ginástica dos Jogos Olímpicos 2024 e as provas de badminton e halterofilismo dos Jogos Paralímpicos 2024.
O plano prevê uma fachada com cerca de 10 mil metros quadrados em alumínio, vidro e material compósito, cujo design e execução são da responsabilidade da Bysteel fs. A obra será construída em cinco meses, estando a sua conclusão prevista para o Verão de 2023.
No total, a infra-estrutura de 26 mil metros quadrados contará com uma sala com capacidade para oito mil pessoas, dois ginásios para os habitantes das comunidades mais próximas e uma zona de lazer e comércio com 2600 metros quadrados. No exterior vão ser criados três mil metros quadrados de zonas verdes, seis mil metros quadrados de jardins em coberturas e uma zona com vista panorâmica sobre a cidade.
A sustentabilidade não ficou de fora da aposta, já que mais de 95% das 944 toneladas de resíduos produzidos na construção serão revalorizadas e 45% do betão utilizado será de baixo carbono, evitando, assim, a emissão de 1.300 toneladas de CO2. Além disso, parte dos muros não portantes serão construídos com blocos de terra e as oito mil cadeiras para espectadores serão feitas a partir de 70 toneladas de resíduos plásticos recolhidos nos quarteirões mais próximos.
«Participar numa obra com este nível de preocupação ambiental é muito importante para nós, porque é uma oportunidade para confirmarmos a mudança de paradigma no sector da construção. Cada vez se investe mais e melhor em inovação, na procura de soluções mais eficientes e sustentáveis. É neste futuro mais ecológico que a Bysteel e a Bysteel fs se colocam», comenta, em comunicado, Rodrigo Araújo, CEO da empresa.