São muitos os clientes que referem ter reparado que os colaboradores da retalhista norte-americana Target parecem mais alegres nos últimos tempos e isso não é por acaso. A retalhista lançou uma nova política interna, conhecida como programa 10–4, que incentiva os colaboradores a cumprimentar os clientes com sorrisos cuidadosamente calculados.
De acordo com a diretriz, os trabalhadores da Target devem sorrir e estabelecer contacto visual quando um cliente se aproxima a cerca de três metros, avançando para um cumprimento verbal ou uma pergunta quando a distância diminui para aproximadamente um metro e vinte. O objetivo, segundo relatos, não é apenas “ter mais sorrisos”, mas criar um ambiente mais acolhedor e envolvente nas lojas, numa altura em que o movimento tem vindo a diminuir.
Adrienne Costanzo, responsável máxima das lojas da Target, explicou que a empresa está “a implementar novas formas de aumentar a ligação com os clientes durante a época mais importante do ano”. No segundo trimestre de 2025, as vendas presenciais da Target caíram 3,2%, apesar do crescimento de mais de 4% nas vendas digitais.
Com a concorrência online a intensificar-se e os consumidores mais atentos aos locais onde gastam, a Target espera que um contacto direto mais caloroso possa incentivar mais clientes a concluir as suas compras.














