Empresa espanhola vende 4 em cada 10 polvos no mercado português, quase 500 toneladas por ano

A empresa familiar, fundada por Luís Salgado Antelo há quatro décadas, está a triunfar no mercado internacional e especificamente em Portugal. Aqui, a Salgado Frozen Seafood vende 4 em cada 10 polvos comercializados.

O mundo da exportação de produtos alimentares, as relações comerciais não se baseiam apenas em números, mas estão também profundamente ligadas a aspectos culturais e à compreensão mútua entre países. Neste contexto, “estamos orgulhosos da nossa sólida relação com Portugal, uma ligação que se tem vindo a consolidar ao longo dos anos e que traz valor tanto para a empresa como para os nossos clientes”, salienta a empresa de produtos alimentares e congelados da Corunha, Salgado Frozen Seafood, localizada na zona industrial de Pocomaco (Corunha).

Portugal representa o segundo mercado mais importante para eles em termos de vendas de polvo, com cerca de 500 toneladas do cefalópode por ano. “Estamos posicionados como um dos maiores fornecedores desta espécie. Este volume impressionante não só evidencia a aceitação do polvo na gastronomia portuguesa, como reforça a posição da empresa em Portugal, uma vez que quatro em cada dez polvos consumidos em Portugal são fornecidos pela Salgado Frozen Seafood, o que demonstra a confiança que os distribuidores e consumidores portugueses têm depositado na marca galega”, acrescentou a empresa da Corunha.

A empresa justifica a sua expansão no estrangeiro pela “qualidade dos produtos, aliada a um compromisso inabalável com a sustentabilidade e a frescura, que conseguiu não só conquistar o paladar dos consumidores, mas também ganhar um lugar de destaque nas principais cadeias alimentares.”

Além dos números, o laço que une a Galiza e Portugal é especial devido ao património cultural e gastronómico comum. “Temos uma longa história de intercâmbio cultural, com tradições semelhantes refletidas na cozinha. O polvo, um prato típico de ambas as regiões, representa não só uma iguaria, mas também uma ligação que vai para além do comércio. Esta comunhão cultural torna ainda mais duradoura a relação de fidelidade com os compradores lusitanos”, sublinham.

A Salgado Frozen Seafood fecha assim 2024 com um balanço de exportações que abrange mais de 40 países nos cinco continentes, destacando-se entre as 60 maiores empresas espanholas do setor, de acordo com um relatório elaborado pela empresa Alimarket. Além da liderança na comercialização de polvo, a empresa registou um crescimento notável na comercialização de bacalhau e é uma das três empresas de transformação de cefalópodes mais importantes de Espanha.

“Enquanto a empresa se prepara para enfrentar novos desafios no futuro, o nosso compromisso de fornecer produtos de alta qualidade e a nossa dedicação aos nossos clientes continuarão a ser a base do nosso sucesso. Com gratidão aos consumidores portugueses que têm confiado nos seus produtos ano após ano, aguardamos com expetativa um horizonte promissor onde a colaboração e a cultura continuarão a ser o fio condutor da sua história”, afirmam.

“A relação com Portugal é um testemunho do poder do comércio que aproxima as nações através da alimentação. Esta ligação não só tem permitido a troca de produtos, como tem fomentado o entendimento cultural entre os dois países”, a empresa fundada por Luís Salgado e que conta com 45 anos de existência.

O mercado global continua a ser o seu objetivo para 2025. “Um ano em que a entrada no retalho será uma linha preferencial a trabalhar, continuando a reforçar a venda por grosso e a distribuição capilar na Galiza”, concluem da empresa em que Irene Salgado, da segunda geração da família, é diretora-adjunta.