Emoção é sinónimo de eficácia nas redes sociais
A publicidade em redes sociais pode ser um canal altamente eficaz no sentido de conquistar um impacto a longo-prazo para as marcas. A conclusão é de um estudo realizado pela Saїd Business School, University of Oxford e Kantar Millward Brown.
Depois de analisadas 253 campanhas globais de 110 marcas, os investigadores responsáveis pelo estudo perceberam que não existe uma forte correlação entre o sucesso da comunicação e factores como a indústria, região ou número de formas criativas utilizadas.
Por outro lado, o recurso a uma linguagem mais humana e o apelo às emoções provaram ter melhores desempenhos. Do total de campanhas envolvidas, 80% eram de vídeo e os restantes 20% com o formato display.
«Os resultados são muito importantes para que os negócios percebam como devem comunicar nas redes sociais», afirma Andrew Stephen, professor de Marketing envolvido na realização do estudo. «Aqueles que interagem de uma forma humana e emotiva conseguem melhor awareness para as suas marcas e produtos», conclui.
Jane Ostler, managing director of Media & Digital na Kantar Millward Brown, acrescenta que, de acordo com o estudo, a publicidade digital é boa para a construção de uma marca, algo que deve ser considerado boa notícia. Contudo, é preciso ter em atenção que o factor novidade depressa acaba, razão pela qual, na opinião da responsável, o ambiente mobile tem registado quebras na eficácia.
«Os marketers têm de assegurar que tentam novos formatos à medida que os mesmos vão surgindo», sublinha Jane Ostler. «A nossa análise do Facebook e Instagram mostra que as inovações contínuas nas suas plataformas mantêm a experiência fresca para os consumidores, com um impacto positivo para as marcas.»