Em Setembro e Outubro, três quartos dos portugueses comeram massa e arroz

Um estudo da empresa MultiDados que incidiu sobre o consumo de arroz e massa em Portugal revela que, entre Setembro e Outubro deste ano, 77,4% dos portugueses consumiu arroz e 74,4% consumiu massa.

As variáveis observadas neste estudo foram as motivações para o consumo destes dois alimentos, a frequência e a ocasião em que são ingeridos, o local, o tipo e a marca. Na hora de eleger uma insígnia para colocar no carrinho das compras, 33,1% dos portugueses prefere a Cigala no arroz, seguida das marcas próprias (21,4%) e da Caçarola em terceiro lugar (11,7%). Já nas massas, a principal opção é a Milaneza (44,6%), com as marcas próprias em segundo lugar (25%) e a Nacional, com 18,2%, em terceiro lugar.

A par da marca mais escolhida, vem o tipo de arroz e massa mais consumido. No que toca ao cereal que alimenta mais de metade da população humana do mundo, os portugueses optam principalmente pelo basmati (26,6%), depois pelo carolino (20,1%) e, por fim, pelo agulha (18,2%). No que toca à massa, a mais escolhida é o esparguete (28,7%), seguida das espirais (27,5%) e do macarrão (16,9%).

De acordo com o mesmo estudo, quase 60% dos inquiridos consume massa entre 2 e 3 vezes por semana, enquanto 49,4% consume arroz e apenas 5,4% e 8,4%, respectivamente, optam por estes acompanhamentos às refeições todos os dias da semana. Quase 94% escolhe comer massa em casa e 89,6% opta pelo arroz nas refeições no lar. Estas percentagens descem drasticamente quando se passa para o restaurante (2% consome massa e 5,8% arroz) e para as marmitas (2,7% e 3,2%, respectivamente).

Já nas motivações para o consumo, a razão principal parece ser a massa pela facilidade de confecção (31,8%) e pelo sabor (24,3%). Nestas variáveis, o arroz fica ligeiramente atrás, com 24% e 20,8%, respectivamente, ultrapassando a massa apenas na versatilidade – 22,7% versus 16,2% na massa.

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