Em Portugal, o fim-de-semana começa… às 13h45 de sexta

FDS para siteA Budget Rent a Car inquiriu 7000 adultos em sete países europeus com objectivo de “obter a percepção do que faz um fim de semana ser em grande, quantos finais de semana são realmente em grande, quanto se gasta em média e, criticamente, o que impede as pessoas de ter mais fins de semana em grande”, esclarecem em comunicado. E, no que diz respeito a Portugal, o fim-de-semana começa oficialmente às 13h45 de sexta-feira.

Em Espanha, o fim-de-semana começa oficialmente às 10h10 de sexta-feira, o mais longo dos sete países em estudo. Já o fim-de-semana mais curto é em Itália, que começa às 19h36 de sexta-feira.

Dos 7000 entrevistados, revela o inquérito, “uma em cada 10 pessoas afirma não ter tido um fim de semana em grande, nos últimos 12 meses. Em Espanha, uma em cada nove”.

Já “uma em cada cinco pessoas (21%) não se lembra da última vez que teve uma experiência completamente nova no fim de semana” e “os alemães são os que desfrutam de mais fins de semana em grande, tendo usufruído em média de 13 nos últimos 12 meses”, pode ler-se no estudo da Budget.

“No caso de Portugal, apenas cinco fins de semana foram considerados em grande”, constata a empresa.

Relativamente a “quanto estamos dispostos a gastar para ter um fim de semana em grande, os portugueses gastam um valor intermédio dos países inquiridos, assumindo um gasto médio de 167 euros por fim de semana”, lê-se no comunicado de imprensa.

“Um fim de semana em grande resume-se à combinação de pessoas a certas experiências: em Portugal, 43% das pessoas refere passar tempo com os amigos e com a família, 43% ir para um sítio onde nunca foram e 36% diz que é viajar para um local com um clima excelente. É oficial que 93% dos portugueses têm uma visão mais positiva depois de um fim de semana em grande, ainda 74% sente-se revigorado e ansioso para regressar ao trabalho após um fim de semana em grande”, revela o estudo.

Já “27% dos portugueses diz que o trabalho os impede de ter mais fins de semana em grande, 47% passa algum tempo a pensar no trabalho durante o fim de semana e 33% verifica o e-mail de trabalho durante o fim de semana”, conclui a nota de imprensa.

Artigos relacionados